Após uma reunião de seu Comitê Executivo, a Uefa tomou duas decisões cruciais em relação aos incidentes que afetaram as partidas das eliminatórias para a Euro 2024.
Primeiramente, a entidade decidiu encerrar o jogo entre Bélgica e Suécia com um empate de 1 a 1. Partida interrompida devido a um ataque ocorrido em Bruxelas. Em seguida, a Uefa anunciou a proibição temporária de partidas continentais em território israelense.
Em um comunicado oficial, a Uefa esclareceu que o jogo em Bruxelas foi suspenso durante o intervalo devido a um ataque terrorista na cidade que resultou na morte de duas pessoas. Com base na impossibilidade de retomar a partida no dia seguinte e na falta de datas disponíveis durante a última Data Fifa do ano.
Desse modo ocorrerá em novembro, a decisão foi tomada para encerrar o jogo com um empate de 1 a 1 – placar no momento da suspensão. As duas federações envolvidas manifestaram seu apoio a essa decisão.
Além disso, a Uefa decidiu que, temporariamente, não permitirá a realização de jogos de competições organizadas pela confederação no território de Israel. Isso implica que a federação israelense de futebol terá que encontrar uma nova localização para as partidas de sua seleção.
Portanto, bem como para as equipes classificadas para competições europeias nesta temporada, como Maccabi Haifa (Liga Europa) e Maccabi Tel-Aviv (Liga Conferência).
• VEJA AS MELHORES NOTÍCIAS DO MUNDO ESPORTIVO •
Anteriormente, a Uefa já havia anunciado o adiamento de todas as partidas agendadas em Israel nas duas semanas seguintes. Assim, incluindo o confronto entre Israel e Suíça, válido pela sétima rodada do Grupo I das Eliminatórias da Eurocopa. O que estava marcado para ocorrer em Tel-Aviv na semana passada.