A Sociedade de Administração e Fomento (SAF) do Cruzeiro, sob a liderança de Ronaldo Fenômeno, lançou recentemente uma oferta pública com o objetivo de captar até R$ 50 milhões através da emissão de “notas comerciais”, registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A oferta registrou 50 mil notas comerciais no dia 20, que são “nominativas e escriturais, sem garantia real ou fidejussória, em série única”, com um valor unitário de R$ 1 mil. Assim, os profissionais do mercado financeiro são o público-alvo dessa oferta. Importante ressaltar que os investidores não podem converter essas notas comerciais em ações da SAF do Cruzeiro. Que atualmente é composta por 90% de participação de Ronaldo e 10% da associação.
As notas comerciais oferecem uma remuneração equivalente a 100% do CDI, que atualmente está em 13,15% ao ano, com vencimento previsto para setembro de 2033. Desse modo, elas são uma ferramenta comum no mercado para que as empresas captem recursos de investidores a médio e longo prazo, por meio da emissão de títulos de crédito.
Segundo as informações da CVM, a distribuição parcial das notas comerciais será aceita. A XP Investimentos é a empresa líder responsável por coordenar a oferta pública, e já havia assessorado o Cruzeiro na implementação da SAF.
• VEJA AS MELHORES NOTÍCIAS DO MUNDO ESPORTIVO •
Esta é a segunda vez que a SAF do Cruzeiro busca recursos por meio de captação. Desse modo, no início deste ano, a gestão de Ronaldo Fenômeno anunciou um acordo com o empresário Pedro Lourenço. Naquela ocasião, o investimento estava destinado exclusivamente às necessidades operacionais do clube. Recentemente, o empresário expressou interesse em adquirir ações da SAF de Ronaldo, um tema recorrente nas conversas com o Fenômeno.