Na madrugada e manhã de hoje (17), as seleções disputaram os jogos de volta da primeira fase das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, e algumas equipes já foram eliminadas. Assim, a primeira seleção a ter seu sonho de participar da Copa do Mundo encerrado foi Guam, que perdeu em casa para Singapura por 1 a 0. Guam já havia perdido por 2 a 1 no jogo de ida.
Portanto, Guam é um território não incorporado dos Estados Unidos, situado no Oceano Pacífico. Dessa maneira, é curioso que uma parte dos Estados Unidos tenha sido eliminada nas eliminatórias da Copa do Mundo, mesmo sendo uma das sedes do torneio.
Então, além de Guam, outras nove seleções também foram eliminadas na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas: Mongólia, Maldivas, Sri Lanka, Macau, Camboja, Timor Leste, Brunei, Butão e Laos.
Por outro lado, Singapura, Afeganistão, Bangladesh, Iêmen, Mianmar, Paquistão, Taiwan, Indonésia, Hong Kong e Nepal conseguiram avançar e agora competirão na segunda fase do torneio. Nessa etapa, eles se juntarão às seleções asiáticas mais bem ranqueadas pela FIFA, que não participaram da primeira parte das eliminatórias.
Desse modo, os dois países com o melhor desempenho em cada grupo da segunda fase avançarão para a terceira etapa de classificação, na busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Então, abaixo estão os grupos da segunda fase das Eliminatórias Asiáticas:
Grupos
A: Afeganistão, Qatar, Índia e Kuwait
B: Mianmar, Coreia do Norte, Japão, Síria
C: Tailândia, Coreia do Sul, China, Singapura
D: Taiwan, Omã, Quirguistão, Malásia
E: Turcomenistão, Uzbequistão, Irã, Hong Kong
F: Filipinas, Vietnã, Iraque, Indonésia
G: Tadjiquistão, Arábia Saudita, Jordânia, Paquistão
H: Nepal, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Bahrein
I: Bangladesh, Austrália, Líbano, Palestina