Neymar enfrenta um fim de ano desanimador, encerrando 2023 com o menor número de partidas de toda a sua carreira. Somando apenas 17 jogos, entre compromissos com seu clube e a seleção brasileira. Assim, isso se deve, em grande parte, à sua mais recente lesão, uma ruptura dos ligamentos do joelho esquerdo, que o afastará dos campos por, no mínimo, seis meses.
Desse modo, esse número de 17 jogos é ainda inferior ao que Neymar jogou em seu primeiro ano como jogador profissional, lá em 2009, quando disputou 51 partidas pelo Santos e pela seleção sub-17, incluindo a participação no Mundial da categoria.
Até antes de 2023, o ano com o menor número de jogos oficiais de Neymar foi 2019. Quando ele jogou apenas 26 partidas, em virtude de uma fratura no quinto metatarso do pé direito no início daquele ano. Por outro lado, o recorde positivo do atacante ocorreu em 2011, quando ele participou de 67 jogos.
Um levantamento do Seleção Sportv revelou que, desde 2017, ano em que chegou ao Paris Saint-Germain, Neymar não conseguiu mais disputar mais de 50 partidas, devido a um total de 21 lesões nesse período.
Além disso, outro estudo do Seleção Sportv demonstrou que, nos últimos cinco anos, Neymar disputou significativamente menos partidas do que Cristiano Ronaldo, Mbappé e Messi. Com uma média 36,4% inferior à dos três craques.
• VEJA AS MELHORES NOTÍCIAS DO MUNDO ESPORTIVO •
Cristiano Ronaldo jogou 249 partidas desde 2019, atuando pela seleção de Portugal, Juventus, Manchester United e Al-Nassr. Mbappé, por sua vez, somou 251 jogos entre Paris Saint-Germain e a seleção francesa. Já Messi lidera o grupo, tendo entrado em campo 259 vezes. Defendendo a seleção argentina, o Barcelona, o Paris Saint-Germain e, mais recentemente, o Inter Miami.
No mesmo período, Neymar realizou 161 partidas, atuando pelo PSG, seleção brasileira e, mais recentemente, pelo Al-Hilal.