Gabigol e Pedro, os principais artilheiros do Flamengo na temporada! Estão passando por um período de baixa que mesmo a chegada de Tite ao comando da equipe ainda não conseguiu reverter. Uma estatística reveladora desse momento difícil da dupla é que o Flamengo passou os últimos três meses sem ver um gol marcado por um centroavante durante o jogo.
A última vez que um centroavante do Flamengo marcou um gol em jogo foi em 26 de julho, quando Gabigol finalizou uma jogada após um passe preciso de Bruno Henrique na pequena área. Curiosamente, esse gol ocorreu em um confronto contra o Grêmio, que também foi o adversário do Flamengo na última quarta-feira. Desde então, o camisa 10 só conseguiu marcar um gol, em cobrança de pênalti, na vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba no Couto Pereira.
Já Pedro não marca em jogadas em movimento há ainda mais tempo. Seu último gol assim ocorreu em 28 de junho, quando ele aproveitou um rebote do goleiro do Aucas e balançou as redes. Desse modo, contribuindo para a goleada por 4 a 0 contra a equipe equatoriana. Desde então, Pedro marcou quatro vezes, mas todas em cobranças de pênalti, contra Athletico-PR, São Paulo, Bahia e Cruzeiro.
Gabigol e Pedro, que formaram uma dupla de sucesso no Flamengo no ano anterior, agora são concorrentes na atual temporada. Embora ainda mantenham números positivos no ano, com o camisa 9 acumulando 29 gols em 2023 e o camisa 10 com 20. Assim, ambos só conseguiram marcar quatro vezes em jogadas em movimento desde o mês de julho.
A próxima oportunidade para eles superarem essa fase ruim será na quarta-feira. Quando o Flamengo enfrentará o Santos às 20h (horário de Brasília), no Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Brasileirão.