Aitana Bonmatí, uma meio-campista de 25 anos que atua pelo Barcelona e representa a Espanha, conquistou o prestigioso prêmio de Melhor Jogadora do Mundo na cerimônia da Bola de Ouro, organizada pela Revista France Football. Portanto, essa vitória quebra a sequência de duas vitórias consecutivas de sua compatriota e colega de clube, Alexia Putellas. A única brasileira indicada, Debinha, ficou na 28ª posição na classificação.
Aitana Bonmatí era a favorita para conquistar o prêmio. Ela se destacou ao liderar a Espanha na conquista da Copa do Mundo. E assim eleita a Melhor Jogadora do Mundial realizado na Austrália e Nova Zelândia. Além disso, a meio-campista brilhou ao ser eleita a Melhor Jogadora na última edição da Champions League, que foi conquistada pelo Barcelona. Dessa maneira, ao receber a Bola de Ouro, Bonmatí fez questão de enaltecer suas companheiras de equipe no Barcelona e na seleção campeã do mundo.
Então, veja o desempenho de Aitana Bonmatí na temporada 2022/23:
- 45 jogos disputados
- 20 gols marcados
- 23 assistências proporcionadas
- Títulos da Copa do Mundo, Champions League Feminina, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha
Portanto, a vitória de Bonmatí marca a quinta edição da Bola de Ouro Feminina. A norueguesa Ada Hegerberg foi a primeira vencedora em 2018, seguida pela norte-americana Megan Rapinoe em 2019. Alexia Putellas, da Espanha, conquistou os dois prêmios mais recentes em 2021 e 2022.