No torneio olímpico de futebol em Paris-2024, tanto no masculino quanto no feminino, as seleções voltarão a ser compostas por 18 atletas, seguindo o regulamento estabelecido nos Jogos do Rio-2016.
O Brasil já garantiu sua participação na competição feminina, enquanto a seleção masculina, que conquistou a medalha de ouro nas edições anteriores dos Jogos do Rio e de Tóquio. Portanto, terá que disputar a vaga no Pré-Olímpico da Venezuela, programado para janeiro e fevereiro do próximo ano.
De acordo com informações ligadas à organização do torneio, as equipes poderão convocar 18 jogadores e terão mais quatro atletas como suplentes. Desse modo, poderão entrar em campo como substitutos em caso de lesões que ocorram com os membros da lista original.
Havia especulações sobre a possibilidade de aumentar o número de atletas convocados para os Jogos de Paris, mas essa expectativa não se concretizou. No entanto, a última edição do Torneio Olímpico, em Tóquio-2021, permitiu que cada seleção levasse 22 jogadores. Assim, tanto no masculino quanto no feminino, uma decisão tomada pouco antes do início do torneio.
• VEJA AS MELHORES NOTÍCIAS DO MUNDO ESPORTIVO •
Essa medida visava reduzir o desgaste causado pela pandemia de Covid-19 no calendário esportivo. E outros torneios de futebol, como a Copa América masculina de 2021, aumentaram o número de jogadores inscritos para até 28. No entanto, as competições femininas, como a Copa América e a Eurocopa de 2022, bem como a Copa do Mundo de 2023, mantiveram o limite de 23 jogadoras por seleção.